Teste da air fryer Midea BlackStone
Midea BlackStone é boa?
A Midea BlackStone é a air fryer certa para quem procura um bom equipamento investindo pouco. Bastante compacta, ela é boa para quem não tem muito espaço e não precisa de uma grande capacidade, como um casal ou uma família de até 3 pessoas por exemplo. Contudo, durante o preparo dos alimentos, ficou claro que ela necessita de um pouco mais do tempo do que o recomendado para que os alimentos fiquem no ponto ideal.
- Compacta
- Barata
- Baixa capacidade
- Demora um pouco mais para deixar os alimentos no ponto ideal
Comprar em lojas confiáveis
Review da Midea BlackStone
A Midea BlackStone conquistou seu lugar no mercado, e também no coração dos consumidores. Até o momento, ela já reúne mais de 300 comentários positivos em lojas como a Amazon, e a cada dia que passa esse número só aumenta.
Um dos seus pontos fortes é que ela é compacta e tem um preço bastante atrativo. Suas características têm tudo para fazer com que ela seja uma boa compra, mas agora você descobre na prática se ela vale o seu dinheiro.
Preço
Adquirimos a Midea BlackStone pelo valor de R$239. É um preço que consideramos justo considerando sua qualidade construtiva.
Características
A BlackStone vem acompanhada de um manual de instruções, a gaveta e uma grelha antiaderente removível. A grelha não é a nossa opção favorita quando comparada com o tradicional cesto, mas ainda assim é capaz de fazer um bom trabalho.
A capacidade informada pela marca é de 4 litros, mas em nossos testes conseguimos alcançar o volume útil de 3,5 litros. É uma diferença pequena, e que ocorre pois a marca considera o volume total, sem a utilização da grelha, diferente da forma como medimos.
O cesto é quadrado, com bordas arredondadas, o que permite aproveitar ao máximo o espaço.
Seu painel segue o padrão já conhecidos das fritadeiras, com dois botões: um para o timer e outro para o regulador de temperatura. O timer tem funcionamento para até 60 minutos, enquanto a temperatura alcançada pode ir de 80ºC a 200ºC.
O modelo mede 23,7 de largura, 29,5 de altura e 33 cm de profundidade, enquanto seu cesto 18,9 de largura, 18,9 de altura e 12,6 cm de profundidade. Com essas medidas podemos ver que ele é realmente compacto, sendo o menor entre todos que testamos.
Mas ser menor não é de todo mal. Esse modelo se encaixa perfeitamente em famílias pequenas, um casal, ou mesmo alguém que mora sozinho e não precisa preparar grandes quantias de alimento.
Além disso, outra grande facilidade que essa fritadeira oferece é que ela não precisa de cura. Então é só lavar ela muito bem com detergente neutro, água morna e uma esponja não abrasiva e partir para o abraço.
Comprimento do fio elétrico
Seu fio elétrico tem 82,5 cm de comprimento, então não fica para trás em relação às concorrentes.
Consumo
Procuramos saber o real consumo de energia dessa fritadeira, e em nossos testes registramos 1,34 kWh.
Considerando a tarifa de São Paulo e um uso de 30 minutos por dia, todos os dias do mês, isso resultaria em um aumento de R$12,87 na sua conta de energia elétrica.
Esse é o menor consumo entre todos os modelos que testamos. Então, além de compacta, ela também é muito econômica.
Ruídos
O modelo emitiu 54,7 decibéis de ruídos durante seu uso, o terceiro menor resultado em nossos testes.
Se você é mais sensível a barulhos ou utiliza o aparelho em um ambiente compartilhado com a sala, por exemplo, vale a pena apostar nessa belezinha.
Temperatura externa
Sua temperatura externa atingiu 55,7 ºC durante o uso, a menor temperatura registrada por nós.
Para quem tem filhos que utilizam o aparelho, é uma vantagem e tanto descartar preocupações com queimaduras.
Preparos
Por fim, resolvemos tirar a prova se a BlackStone realmente vale o seu dinheiro. Para isso, preparamos 3 diferentes tipos de alimentos congelados: pão de queijo, batatinha frita e frango.
O tempo de preparo foi escolhido seguindo as instruções contidas na embalagem de cada alimento, e a quantidade foi usada em acordo com o tamanho do cesto.
Para o preparo dos pães de queijo, primeiramente deixamos a air fryer aquecer durante 3 minutos a 160ºC. Só então distribuímos os pães, mantendo uma distância média de 2 cm, conforme as orientações. E então finalmente iniciamos o preparo, que teve a duração de 12 minutos a 160ºC. Diferentemente de outros modelos que testamos, dessa vez os pães de queijo ainda estavam branquinhos, exigindo que eles ficassem um pouco mais de tempo do que o recomendado. Uma questão de 5 minutinhos já os deixaria no ponto para consumo.
No caso das batatinhas, a air fryer já estava pré-aquecida. Espalhamos as batatas a olho nu, mas sempre garantindo que não ficassem umas por cima das outras. Para o preparo, deixamos que elas assassem por 20 minutos a 200ºC. No final, ocorreu o mesmo que aconteceu com os pães, e sentimos que precisaríamos deixar elas mais alguns minutinhos para que ficassem prontas.
Por fim, realizamos o preparo de coxinhas da asa congeladas. Espalhamos coxinhas uma ao lado da outra e então iniciamos o tempo de cozimento, que durou 30 minutos a 200ºC. Assim como nos outros dois preparos, sentimos que precisaríamos deixar um pouco mais de tempo para que ficassem mais bem preparadas, já que embora parecessem estar cozidas, as coxinhas não estavam tão douradas.
E uma característica que vale a pena ser mencionada é que no caso desse aparelho ele não desliga quando o cesto é removido, então cuidado redobrado ao retirar o acessório.
Limpeza
Com o preparo das coxinhas finalizado, partimos para outro desafio: descobrir o quão fácil ou difícil poderia ser realizar a limpeza dessa air fryer após o uso. Nossa conclusão é de que sua limpeza é muito simples de ser realizada.
Com a ajuda de uma esponja não abrasiva, detergente neutro e água morna a sujeira saiu facilmente.
Mas, caso você busque ainda mais praticidade, os acessórios podem ser colocados diretamente na lava louças sem o risco de acabarem danificados.