Skip to content

Teste da Arno Air Fry Ultra

Publicado
23 de dezembro de 2024
Arno Air Fry Ultra

Arno Air Fry Ultra é boa?

4

A Arno Air Fry Ultra é uma boa opção de fritadeira para deixar sua vida mais prática e saudável. Muito eficiente, possui uma boa performance, que a torna capaz de preparar diferentes tipos de alimentos rapidamente. E seu painel é fácil de ser usado, então mesmo quem não tem tanta afinidade com esse tipo de equipamento, não terá problemas.

Mas sentimos falta de poder colocar seus acessórios na lava louças para facilitar a limpeza. E ela foi a segunda air fryer mais barulhenta entre todas que testamos, emitindo 61,4 decibéis de ruído.

Prós
  • Boa qualidade de preparo
  • Desliga ao retirar o cesto
Contras
  • Ruidosa
  • Acessórios não podem ir à lava-louças

Comprar em lojas confiáveis

Arno Air Fry Ultra
Arno Air Fry Ultra
Loja Segura
Arno Air Fry Ultra
Arno Air Fry Ultra
Loja Segura
Arno Air Fry Ultra
Arno Air Fry Ultra
Loja Segura

Review da Arno Air Fry Ultra

A Arno Air Fry Ultra é uma air fryer bastante competitiva no segmento, e acumula ao longo das lojas digitais uma série de comentários positivos dos consumidores que já a adquiriram. Em especial no que diz respeito à sua eficiência na hora de deixar as receitas no ponto.

Isso deixou toda a equipe curiosa, e para descobrir se ela é mesmo uma boa opção de compra realizamos uma série de testes que vão desde seu consumo até o preparo dos alimentos. A seguir você confere cada detalhe, o resultado de cada teste e tudo que nos fez considerá-la uma boa opção de compra.

Preço

No momento em que adquirimos a Air Fry Ultra ela estava custando R$404. Esse é um valor um pouco acima até mesmo de alguns modelos de capacidade superior.

Mas não é incomum encontrar essa fritadeira em promoção, então se você é fã da marca, achamos que pode valer a pena o investimento.

Características gerais

A Air Fry Ultra vem acompanhada do manual de instruções, a gaveta e uma grelha antiaderente removível. A grelha não costuma ser nossa opção favorita já que com ela sentimos que o ar não circula tão bem, diferente do que acontece com o cesto.

O volume declarado pela marca é de 4,2 litros, mas em nossos testes medimos sua capacidade útil em 3,45 litros. É uma diferença considerável, mas apesar disso ainda há espaço para uma boa quantia de alimentos.

Seu painel de funcionamento é tradicional com dois botões: timer de até 60 minutos e seletor de temperatura de 80ºC a 200ºC. O diferencial fica por conta da sua disposição, já que enquanto o timer fica na parte frontal, o seletor de temperatura fica na parte superior da fritadeira.

Algo que nos deixou intrigados é que a luz indicadora de funcionamento acende a partir de quando a temperatura está entre 110ºC e 140ºC e não antes disso.

Essa air fryer mede 27 cm de largura, 33 cm de altura e 41,5 cm de profundidade. Enquanto seu cesto tem 22,5 cm de largura, 9 cm de altura e 22,5 cm de profundidade. São medidas satisfatórias, e ideais para uma família de 3 ou até mais pessoas.

Um ponto muito positivo desse modelo é que ele não precisa de cura, então após a devida higienização você já pode aproveitar ao máximo da sua fritadeira sem se preocupar.

Comprimento do fio elétrico

Medimos o comprimento do seu fio elétrico, e registramos 88,5 cm. Valor esse que não perde muito em comparação às concorrentes do segmento.

Consumo

Uma das preocupações de quem adquire e utiliza muito esse tipo de equipamento é quanto ao seu consumo. Para descobrir o quanto isso impactaria na sua conta de energia elétrica, verificamos o consumo da Air Fry Ultra.

Em nosso equipamento medimos o consumo de 1,49 kWh, o que difere um pouco da potência informada pela fabricante, que é de 1620w.

Utilizando como base a tarifa de São Paulo, se você a utilizasse a fritadeira 30 minutos por dia, todos os dias do mês, aumentaria em cerca de R$14,24 na sua conta de energia elétrica. É um valor baixo e que faz cada centavo valer a pena, já que com 30 minutos é possível preparar mesmo quantias maiores sem problema.

Ruídos

Os ruídos emitidos pelo modelo ficaram na faixa dos 61,4 decibéis. É o segundo valor mais alto entre todas as air fryers que testamos.

Isso significa que pode incomodar, especialmente se o aparelho for usado em ambientes compartilhados, como sala e cozinha juntos. Se esse for o seu caso, não achamos que esse modelo seja a opção mais recomendada.

Geralmente a sala é um lugar sagrado, para assistir um filme com a família e descansar, e com esse barulho por longos minutos essa será uma missão um tanto difícil.

Temperatura externa

Durante o uso sua temperatura externa ficou em 71,4ºC. Aquece, mas não é nada capaz de dificultar seu uso ou mesmo ser um risco para queimaduras.

Preparos

Para fechar com chave de ouro, testamos a Air Fry Ultra e seu preparo com três tipos de alimentos congelados: pão de queijo, batatinha frita e frango.

O tempo de preparo foi definido de acordo com as instruções da embalagem de cada alimento. A quantidade, por sua vez, foi selecionada considerando o tamanho de cada cesto.

O primeiro preparo foi o do pão de queijo. Antes de iniciar, pré-aquecemos a fritadeira pelo período de 3 minutos a 160ºC. Após isso, espalhamos os pães de queijo pela grelha de forma que eles mantivessem uma distância média de 2 cm um do outro, assando por igual. Com os pães devidamente posicionados, eles começaram a assar, e assim ficaram por 12 minutos na temperatura de 160ºC. Os resultados foram pães de queijo crocantes por fora e macios por dentro, no ponto certo.

O segundo preparo foi o das batatinhas fritas. Nesse caso a air fryer já estava pré-aquecida, então não foi necessário repetir o processo. Espalhamos as batatas pela grelha de forma que elas ocupassem todo o espaço, mas sem se sobrepor umas às outras. Elas assaram por 20 minutos a 200ºC. Quando o tempo finalizou, foi possível notar que as batatinhas haviam passado do ponto, algumas até mesmo ficando queimadas. Nesse caso, o tempo de preparo poderia ter sido menor.

Por fim, o terceiro preparo foi o de coxinhas da asa. Posicionamos as coxinhas lado a lado, novamente sem deixar que uma atrapalhasse o cozimento da outra. Deixamos assando por 30 minutos a 200ºC. O resultado foi que todo o frango ficou muito bem cozido e dourado, pronto para consumo.

Em dois dos três preparos essa fritadeira elétrica se saiu muito bem, mas no teste número dois ela acabou passando um pouco do tempo. Para evitar isso, o ideal seria ter deixado as batatinhas por menos tempo, mas como optamos por seguir um tempo padrão para todos os modelos que testamos, não foi possível parar o preparo antes.

Contudo, não achamos que essa seja uma característica que atrapalhe, em especial porque entendemos que no dia a dia isso dificilmente iria ocorrer, já que o comportamento mais comum é ficarmos de olho no preparo até que chegue no ponto que gostaríamos.

E uma característica que vale a pena ser mencionada é que a Ultra conta com desligamento automático sempre que o cesto é removido. Então se você acabar esquecendo de colocar o cesto de volta, não precisa se preocupar.

Limpeza

Após o preparo das coxinhas partimos para nosso último teste, o de limpeza. Esperamos até que todos os acessórios estivessem frios para então iniciarmos.

Seguindo as instruções contidas no manual, utilizamos água morna, detergente neutro e a parte macia da esponja para a limpeza. Foi um processo muito tranquilo, e tanto a grelha quanto o cesto tiveram sua sujeira removida facilmente.

Mas sentimos falta da opção de colocar os acessórios na máquina de lavar louças, o que segundo o manual não é permitido e os componentes podem acabar danificados.

Co-fundador do GDM (Guia dos Melhores), atua desde 2017 na avaliação e testes de produtos dos segmentos casa e tecnologia. Entusiasta de games e dispositivos eletrônicos, busca sempre o uso eficiente de inovações em prol de uma vida mais prática.