Skip to content

Teste da Britânia BFR50

Publicado
3 de dezembro de 2024
Análise da air fryer Britânia BFR50

Air fryer Britânia BFR50 é boa?

4.5

A Britânia chegou para competir em grande estilo no segmento das airfryers, trazendo ao mercado a BFR50, um produto com capacidade de 5,5L, design simples, porém muito bonito.

Ela agradou bastante nossa equipe, pois se saiu muito bem nas testagens, principalmente na preparação dos alimentos.

E também, você consegue adquirir ela hoje por um preço justo e competitivo dentre as concorrentes de mesma capacidade, tornando-a uma boa opção de compra, principalmente se você necessita de um produto grande.

Prós
  • Baixa emissão de ruídos
  • O maior fio elétrico entre as testadas
  • Boa qualidade construtiva
  • Ótimo preparo dos alimentos
Contras
  • A marca não informa se o cesto e a gaveta podem ir no lava-louças
  • O funcionamento do aparelho não é interrompido ao remover o cesto

Comprar em lojas confiáveis

Britânia BFR50
Britânia BFR50
Loja Segura
Britânia BFR50
Britânia BFR50
Loja Segura

Review da air fryer Britânia BFR50

Recentemente, nós do GDM, lançamos um vídeo onde mostramos as melhores opções de compra no segmento das air fryers, um produto que se tornou quase indispensável na cozinha das famílias.

A principal vantagem em se ter uma air fryer, é facilidade na preparação dos alimentos, atuando de forma positiva na saúde dos consumidores, pois não precisa da utilização de óleos nos preparos, isso sem falarmos na vantagem financeira, quer saber quanto ela te custará na conta da energia elétrica? Sim, nós fizemos esse teste, e te digo, é mais vantajoso e confortável que usar o fogão convencional.

Adquirimos essa Britânia por R$369,00, valor que condiz com suas concorrentes, pois sua capacidade é grande, a marca vende que ela possui 5,5L, porém veremos logo mais que não é bem assim…

Recebemos uma caixa grande, até pela sua capacidade não esperávamos que fosse diferente né. Ao abrir, nos deparamos com um modelo todo em preto, contrastando entre o plástico fosco e brilhante, revestimento do puxador do cesto e botões do painel em aço inox e detalhes escritos em branco, o que deixa ela com um design bem bonito.

Ideal para famílias grandes, sua capacidade permite que prepare pratos e receitas em quantidades maiores, podendo inclusive assar bolos.

E por esse motivo, indico que antes de efetuar a compra, verifique um local de armazenamento em sua cozinha que seja bastante espaçoso, pois ela é grande, logo mais te direi as dimensões desse modelo.

Características gerais

A air fryer Britânia BFR50 vem com o manual de instruções, gaveta antiaderente, e o cesto quadrado com revestimento cerâmico em redstone, com tecnologia AirFlow 360º.

Os botões do painel são bem leves de manusear, o timer possui tempo máximo de 60 minutos, e a temperatura possui o mínimo de 80ºC e máximo de 200ºC, o padrão das airfryers.

Assim que definida a temperatura e acionado o timer, a luz indicadora de funcionamento acenderá, ao fim do preparo, o aparelho emite o sinal sonoro indicando que o alimento está pronto para consumo e automaticamente a luz se desligará.

Antes do primeiro uso, você precisa realizar a primeira lavagem dela, com água morna, detergente neutro e esponja macia, após, é necessário fazer a cura do antiaderente, para isso, o aparelho não pode estar molhado.

Basta untar a gaveta e o cesto com óleo, e deixar por 2 minutos na temperatura mínima. Espere os acessórios esfriarem e faça mais uma lavagem, esse processo foi realizado conforme orientação do manual e foi muito fácil, não atrapalhando em nada a programação de testes.

Dimensões

Lembra que eu te alertei sobre o espaço de armazenamento dela na sua cozinha?

Eis o motivo:

Cesto:

  • Largura 23,2 cm
  • Altura 10,3 cm
  • Profundidade 23,5 cm
  • Airfryer:

  • Largura 28 cm
  • Altura 33,5 cm
  • Profundidade 38 cm
  • Comprimento do fio

    O seu fio elétrico foi o maior de todos os modelos testados, medindo 95cm.

    Consumo

    A fabricante vende esse modelo com tendo 1500w de potência, o que não destoou muito do nosso teste, medimos 1,4 kwh, o que significa que se você usar ela todos os dias do mês por um período de 30 minutos, você terá um aumento de R$19,57 na sua fatura de energia elétrica mensal (teste com base na tarifa de São Paulo-SP).

    Eu te disse que ela tinha vantagem financeira, além da comodidade de não precisar ficar de pé em frente ao fogão né.

    Ruídos

    Ela se mostrou também ser um dos modelos mais silenciosos entre os testados, medimos 53,2 decibeis, e o som emitido por ela durante os preparos, não atrapalhou absolutamente em nada.

    Temperatura externa

    Durante seu uso, medimos também a temperatura externa do aparelho, e ele teve um bom resultado, competindo de forma justa com os demais modelos testados.

    Não sentimos nenhuma dificuldade em trabalhar com ela, o calor emitido não foi um problema.

    Capacidade do cesto

    Nesse teste, a gente mediu a capacidade útil do cesto, a marca vende como sendo 5,5 L, porém nosso resultado foi de 4,84 L, uma diferença de 660ml.

    Já é sabido que haverá uma diferença, principalmente nos modelos com cesto, devido ao espaço existente entre ele e as paredes da gaveta, tivemos modelos onde a diferença foi bem maior.

    Teste de preparo dos alimentos

    Selecionamos três tipos de alimentos para o teste de preparo: pão de queijo, batata palito e coxinha da asa, todos em estado congelado.

    Para que pudéssemos analisar os resultados de forma justa, optamos por não encher o cesto com a capacidade total, definimos distribuir os pães de queijo com espaçamento de aproximadamente 2 cm entre eles, para as batatas, apenas forrar o fundo do cesto, e colocar os frangos lado a lado sem que houvesse sobreposição entre eles.

    Em todos os alimentos, usamos as indicações de preparo contidas na embalagem de cada fabricante.

    O primeiro teste foi com o pão de queijo, que conforme indicado pela marca, deveria ter o aparelho pré-aquecido por 3 minutos a 160ºC, em seguida, distribuí-los e assá-los pelo período de 12 minutos a 160ºC.

    O resultado foi muito satisfatório, os pães ficaram perfeitos, bem douradinhos por fora, macios por dentro e extremamente saborosos.

    Para o segundo teste usamos batatas, fizemos o preparo delas logo após os pães de queijo, portanto o aparelho já estava quente. Forramos o cesto com batatas congeladas, programamos a temperatura em 200ºC e o timer em 20 minutos.

    As batatas ficaram bem assadas, douradinhas, algumas até passaram um pouquinho do ponto nas pontinhas, eu particularmente gosto bastante desse ponto, mas se você prefere elas menos passadas, é só ajustar o tempo que eu tenho certeza que ficarão de seu agrado.

    E para o último porém não menos importante, usamos o frango, o corte escolhido foi coxinha da asa, e preparamos logo em seguida ao término das batatas, com o aparelho quente. Colocamos as coxinhas lado a lado sem sobreposição, ajustamos o timer em 30 minutos, e mantivemos a temperatura em 200ºC.

    As coxinhas da asa ficaram lindas!! Bem assadas, douradinhas, macias, muito saborosas. Eu, particularmente, prefiro-as mais bem passadas, se você também as prefere assim, basta deixar um pouquinho de tempo a mais, porém o resultado desse teste foi totalmente satisfatório, elas ficaram no ponto ideal para consumo.

    Limpeza após o uso

    Findado os testes dos preparos de alimentos, vem a parte difícil, ou nem tão difícil assim, como foi o caso da Britânia BFR50.

    Deixamos o aparelho esfriar, as peças antiaderentes precisam ser lavadas estando sempre frias, colocar o antiaderente quente na água pode afetar a qualidade do material e sua vida útil.

    Lavamos as peças antiaderentes: o cesto e a gaveta, com água morna, detergente neutro e a parte não abrasiva da esponja de louça (seguindo orientações do manual), a remoção da gordura e sujeira foi feita de maneira muito fácil, mesmo sendo cesto (nós percebemos que os aparelhos que utilizam grelha são mais fáceis de lavar).

    A marca não informa se essas peças podem ir no lava-louças, portanto resolvemos não arriscar e realizamos a limpeza manualmente.

    Co-fundador do GDM (Guia dos Melhores), atua desde 2017 na avaliação e testes de produtos dos segmentos casa e tecnologia. Entusiasta de games e dispositivos eletrônicos, busca sempre o uso eficiente de inovações em prol de uma vida mais prática.