Teste da Electrolux EAF51
Electrolux EAF51 é boa?
A Electrolux EAF51 foi uma surpresa muito positiva em nossos testes, se destacando em comum acordo por toda nossa equipe como a melhor air fryer testada nos últimos tempos.
Sua grande capacidade a torna versátil e o excelente preparo de alimentos é uma característica muito bem-vinda, especialmente se tratando de grandes quantidades.
Sua qualidade construtiva é ótima, claramente acima da média. Também é uma opção muito segura, já que apresenta desligamento automático quando o cesto é removido. E a facilidade de poder colocar os acessórios na máquina de lavar louças também é um dos seus pontos fortes.
Contudo, até mesmo pela sua alta capacidade, é uma air fryer grande, o que demanda um bom espaço de armazenamento. E também acaba sendo um pouco mais difícil de segurar seu cesto durante a lavagem, mas nada impossível.
- Ótima capacidade útil
- Acabamento acima da média
- Desliga ao retirar o cesto durante o funcionamento
- Ótimo preparo dos alimentos
- Preço competitivo
- Dimensões um pouco elevadas
Comprar em lojas confiáveis
Review da Electrolux EAF51
Nós do GDM iniciamos uma busca completa entre as melhores fritadeiras sem óleo do mercado para encontrar aquela que realmente se destacasse dentre todas. E claro que não poderíamos deixar de fora a Electrolux EAF51, uma das queridinhas dos consumidores.
A seguir você confere o nosso review completo com todas as etapas dos nossos minuciosos testes. Sabemos que esse modelo é muito elogiado por quem já a adquiriu, mas agora chegou a hora de descobrir se ela realmente é tudo isso que promete.
Preço
A Electrolux EAF51 pode ser encontrada custando em torno de R$349. Um valor um pouco superior ao das concorrentes que testamos, mas que sem dúvidas compensa pela sua capacidade também superior.
Características gerais
A EAF51 possui exatamente as mesmas funcionalidades do modelo EAF50. A única diferença entre as duas fritadeiras é a cor. Enquanto a 51 é em um vermelho escuro, a 50 é em grafite escuro.
Nossa escolhida para testes foi a EAF51, que vem acompanhada do manual de instruções, a gaveta e o cesto antiaderente.
Ela é o modelo de maior capacidade entre as air fryers testadas pela nossa equipe, totalizando 5,1 litros de capacidade útil. Valor que supera até mesmo os 5 litros informados pela marca. Então ela é realmente uma boa opção para famílias grandes, que precisam preparar grandes quantias de alimentos de uma só vez.
Seu painel é composto pelos botões de timer, de 0 a 60 minutos, e de temperatura, com variação de 80ºC a 200ºC. Seu uso é bastante intuitivo, e não possui segredos: é só girar até chegar à opção desejada.
A EAF51 mede 31,8 cm de largura, 35 cm de altura e 43,5 cm de profundidade. Enquanto seu cesto mede 22,8 cm de largura, 11,8 cm de altura e 24,8 cm de profundidade.
Essas dimensões deixam claro que ela é uma fritadeira bem grande, então é importante ter um bom espaço reservado tanto para seu uso, quanto para seu armazenamento.
E uma facilidade é que esse modelo não exige cura com azeite, apenas que, antes do primeiro uso, seja ligada na temperatura máxima por 10 minutos, e posteriormente lavada com água morna e sabão.
Comprimento do fio elétrico
Seu fio elétrico tem 90 cm de comprimento, o terceiro maior entre os modelos que testamos.
Consumo
A potência declarada pela fabricante é de 1700w, e nossos testes registramos o consumo de 1,62 kWh, resultado muito semelhante.
Com base na tarifa de São Paulo, esse consumo, para um uso de 30 minutos, todos os dias do mês, resultaria em um custo de R$15,44 mensais.
É um valor baixo, ainda mais se tratando de um aparelho que prepara os alimentos tão rapidamente e em grandes quantidades.
Ruídos
Durante seu funcionamento registramos a emissão de 60,3 decibéis de ruído. É um valor intermediário, e realmente não achamos que incomoda muito.
Temperatura externa
A temperatura externa registrou 73,8ºC durante um dos nossos testes. Um valor aceitável, e que fica na média de todas as fritadeiras que testamos.
Preparos
Para descobrir de vez se a EAF51 é realmente uma boa air fryer, dividimos seu teste de preparo em três tipos de alimentos: pão de queijo, batata frita e frango. Todos estavam congelados.
Para definir o tempo de preparo, seguimos as indicações contidas na embalagem de cada alimentos. E utilizamos a quantidade adequada de acordo com o tamanho do cesto.
No preparo do pão de queijo, foi necessário realizar o aquecimento da fritadeira durante 3 minutos a 160ºC. Feito isso, distribuímos os pães com uma distância média de 2 cm entre um e outro, para que pudessem ficar preparados por igual. Então finalmente os assamos pelo tempo de 12 minutos a 160ºC. Os resultados foram pães de queijo bem dourados e crocantes por fora, mas macios por dentro.
Já o preparo de batatinhas fritas foi bem mais simples, onde apenas preenchemos o espaço com as batatas, mas sem deixar que umas se sobrepusessem às outras. Elas assaram pelo período de 20 minutos à temperatura de 200ºC. No final, todas as batatinhas ficaram bem assadas e crocantes.
Por fim, preparamos coxinhas da asa congeladas. Assim como nas batatinhas, enchemos o cesto com elas, mas sempre deixando uma ao lado da outra. As coxinhas assaram durante 30 minutos a 200ºC, e após esse período ficaram no ponto certo, douradas e suculentas.
E um ponto forte é que essa fritadeira conta com desligamento automático assim que o cesto é removido. Sem dúvidas uma característica que torna seu uso muito mais seguro, afinal, ninguém está livre de acabar esquecendo de colocar o cesto de volta durante a correria do dia a dia.
Limpeza
Realizamos a limpeza da EAF51 após o preparo do frango, que é quando ela acabava ficando mais suja. Após o uso, esperamos alguns minutos para que a fritadeira pudesse esfriar.
Para a limpeza foi utilizada água morna, detergente neutro e a parte macia da esponja, tudo conforme as instruções do manual e sem muitos segredos.
Achamos sua limpeza muito tranquila de ser realizada, com a sujeira saindo facilmente, e mesmo nos pequenos buracos de circulação do cesto não tivemos problemas, não sendo necessário muito esforço.
Mas, se você preferir, também pode colocar o cesto e a bandeja diretamente na lava louças que não irá danificá-los.