Melhores tv box: as 7 melhores do mercado em 2024
Não é de hoje que os streamings têm ganhado cada vez mais espaço no coração – e na televisão – dos usuários. Mas também sabemos que nem sempre é possível investir em uma televisão Smart repleta de tecnologias.
Para satisfazer essa necessidade, agora você pode contar com as tv box, produtos com bom custo-benefício que dão acesso aos seus principais aplicativos favoritos direto na tela da sua televisão. Acompanhe nosso artigo e saiba um pouco mais sobre as melhores tv box.
Melhores TV box
Amazon Fire TV Stick 4K
- Compacto
- Excelente desempenho
- Compatibilidade com a Alexa
- Com controle físico
- Compatível com grande variedade de apps
- Sem Globoplay
- Apenas 8GB de armazenamento interno
O Amazon Fire TV Stick 4K, segundo nossa análise, é a melhor tv box para quem quer dar funções smart a uma tv comum.
Ele segue praticamente o mesmo design das suas versões anteriores, compacto, mas com uma excelente qualidade de acabamento.
Através dele é possível assistir a filmes e séries de diversos streamings, como Netflix, YouTube, Prime Video, Disney+, Apple TV+, Vivo Play, Star+ e outros.
E você também pode controlar a televisão, caixas de som e receptores compatíveis.
Além disso, agora é possível utilizar comandos de voz, já que o aparelho é totalmente compatível com a assistente Alexa.
Você pode utilizar o controle por voz para pesquisar por filmes e séries, músicas e controlar o volume e seus dispositivos de casa, contando que eles também tenham a tecnologia inteligente.
A qualidade de imagem é até 4K Ultra HD, compatível com HDR, HDR 10, HDR10+, HLG e Dolby Vision, ótima, assim como a qualidade de som, que tem a tecnologia Dolby Atmos.
O Amazon Fire TV Stick 4K é a escolha certa se você quer um dispositivo de ótimo desempenho, com um sistema rápido e fácil de usar.
Não é à toa que, desde o seu lançamento, o aparelho tem conquistado cada vez mais usuários e já apresenta mais de 15.000 ótimas avaliações.
Contudo, sentimos falta dos aplicativos da Globoplay e HBO Max, que são bastante requisitados pelos usuários brasileiros.
E ainda precisamos falar do fato de sua memória ser de apenas 8 GB.
- Compacto
- Excelente desempenho
- Com comandos de voz
- Compatibilidade com a Alexa
- Com controle físico
- Ótima relação custo-benefício
- Compatível com grande variedade de apps
- Apenas 8GB de armazenamento interno
O Amazon Fire TV Stick Lite é a versão mais econômica do nosso primeiro colocado, e a melhor tv box custo-benefício para quem não quer investir tanto.
Com um preço em torno de R$200, ele possibilita que você assista aos melhores streamings em qualidade Full HD de forma fácil e prática.
Estão disponíveis skills da Alexa e os principais aplicativos, incluindo Prime Video, Netflix, YouTube, Disney+, Amazon Music, Spotify e Vivo Play.
Ele também apresenta controle por voz com Alexa, e você também pode gerenciar alguns outros dispositivos da sua casa, se eles obtiverem a tecnologia inteligente.
Seu maior diferencial em relação aos modelos antigos Fire Stick, é sua resolução até 1080p Full HD, compatível com HDR, HDR 10, HDR10+, HLG, e o áudio que é HDMI com som codificado Dolby.
É um pouco mais simples em relação ao nosso primeiro colocado, mas nada que diminua o ótimo trabalho feito pelo aparelho.
Além disso, ele é recomendado apenas para streaming, e não para comandos de TV.
O Amazon Fire TV Stick Lite é para quem quer algo funcional sem complicação, simples, intuitivo e com qualidade suficiente para não te deixar na mão, por um preço acessível.
Mas como nada é perfeito, sua memória é de apenas 8 GB, que pode ser pouco para quem gosta de variar suas plataformas.
- Siri remote
- Muita capacidade de armazenamento
- Excelente qualidade
- Preço extremamente alto
- Sem Globoplay
O Apple TV 4K não poderia estar de fora da nossa lista, consideramos ela uma tv box muito boa, mas infelizmente, cara.
Composta por HDR com alta taxa de quadros 4K, essa tv box garante uma imagem muito mais fluida e ágil.
Com o dispositivo, você pode ter acesso ao conteúdo do Apple TV+, Amazon Prime Video, Netflix e Disney+.
Incluindo Apple Fitness e Apple Arcade, voltados para exercícios e jogos exclusivos da marca.
Um dos maiores diferenciais do modelo é o Siri Remote, que é um clickpad sensível ao toque, quase um touchscreen, onde você desliza o dedo suavemente e o controle identifica seus movimentos.
É possível encontrar o dispositivo em duas versões: com 32 GB e 64 GB, uma das maiores memórias do mercado dentre os principais dispositivos do ramo.
É inegável a qualidade e tecnologia disponibilizada pela marca, fazendo da Apple TV uma excelente escolha para quem quer o que há de melhor em acabamento e durabilidade.
Porém, como já citamos inicialmente, seu preço é um dos maiores, atingindo acima de R$1.200.
Preço, inclusive, que pode ser aumentar ainda mais dependendo do tamanho de armazenamento que você optar.
- Prático de configurar
- Compacto
- Compatível com grande variedade de apps
- Apresenta controle remoto
- Pouco armazenamento
O Google Chromecast 4K é outra boa opção de tv box.
Lançado pela empresa em 2020, ele finalmente traz uma remodelagem em seu design, inserindo agora o controle remoto, que tem sido um fiel acompanhante dos novos modelos desse tipo de dispositivo.
Logo, a breve configuração precisa sim do smartphone para realizar a conexão com o Google Home, mas fora isso não há a necessidade do celular, o que antes era indispensável.
Com a remodelagem, a Google investiu em um visual mais limpo, e com três opções de cores: branco, azul ou rosa.
O dispositivo vem acompanhado dos aplicativos YouTube, Amazon Prime Video, Apple TV, Disney+, HBO Max e Netflix.
E você ainda pode instalar Globoplay, DirecTV Go, Star+, Paramount+, Looke, Pluto TV, Vix, Plex, Spotify, Deezer, Amazon Music, TuneIn e Tidal, ou seja, uma gama bem grande de streamings.
O modelo pode reproduzir até 4K, tem suporte para Dolby Vision, HDR10 e HDR10+, e ainda é compatível com a tecnologia Dolby Atmos.
E um aspecto muito interessante é que ele tem compatibilidade com o Google Assistente, então é possível realizar comandos de voz, para quem não abre mão dessa funcionalidade.
Mas como nem tudo que reluz é ouro, é preciso muita atenção na hora de adquirir o aparelho, já que ele ainda não está totalmente em solo brasileiro, mesmo que tenha os principais streamings do país.
Por isso, é importante estar atento para não acabar comprando um dispositivo pirata.
Além disso, outro aspecto um tanto negativo é a sua capacidade de armazenamento de apenas 2 GB.
É um espaço bastante limitado, e pode ser um inconveniente se você costuma assistir muitas plataformas.
- Prático de configurar
- Compacto
- Compatível com grande variedade de apps
- Precisa de um dispositivo como celular ou pc
O Chromecast 3 é nosso escolhido como melhor dongle, chegando ao quinto lugar no nosso podium dos melhores aparelhos para transformar sua tv em smart.
Ele substituiu o Chromecast 2 tanto na produção da fabricante quanto na nossa lista.
Isso por ser 15% mais rápido que seu antecessor e facilmente encontrado à venda na internet e, mesmo já sendo uma versão que chegou há algum tempo, segue sendo uma ótima alternativa.
O modelo é ideal para quem não pretende armazenar arquivos no dispositivo e não se importa em usar o smartphone ou computador para transmitir os filmes para a tv.
Tem um design bem simples e acoplado em uma porta HDMI da TV e fica na maioria das vezes escondido atrás do televisor.
Não possui um menu, ou controle próprio, todas as ações deverão ser controladas por um celular ou por um computador.
Apesar disso, a configuração e a utilização do Chromecast são muito fáceis, em poucos minutos você já poderá estar assistindo aos seus programas favoritos.
A imensa maioria dos aplicativos de streaming são compatíveis com o Chromecast 3.
Seu único ponto de ressalva é justamente o fato de exigir um dispositivo celular ou computador, o que pode ser uma dificuldade para algumas pessoas.
Para o público certo, que preza pela facilidade por estar sempre com o Smartphone em mãos e não faz questão de armazenar streamings na televisão, o Chromecast oferece ótima relação custo-benefício.
- Compacto
- Roda um sistema próprio
- Compatível com muitos apps
- Com controle físico
- Ótima relação custo-benefício
- Só conecta na rede 2.4GHz (não é dual band)
O Roku Express no Brasil e não poderia deixar de aparecer aqui como uma tv box boa e barata.
Ele é o mais barato da nossa lista e mesmo assim oferece uma ótima qualidade, principalmente pelo seu sistema descomplicado e rápido.
A lista de aplicativos é ampla, e nele ainda existe a possibilidade de instalação do Globoplay, que inclusive tem destaque, trazendo um botão dedicado ao app no controle físico.
Falando no controle, ele é outro ponto bastante positivo: é simples, fácil de usar e tem uma construção de ótima qualidade.
E se preferir, você também pode baixar o aplicativo e utilizar o smartphone como controle remoto.
Sentimos falta da conexão bluetooth, já que isso impossibilita a ligação direta com fones de ouvido ou alto falantes.
Vale mencionar também que o aparelho não é dual band, ou seja, conecta apenas nas redes Wifi 2.4GHz.
Por outro lado, isso é praticamente irrelevante na nossa opinião, já que as redes 2.4GHz aceitam conexões de até 150MB que são muito mais que o suficiente para rodar todos os streams Full HD.
E algo que não poderíamos deixar de falar, é que já existe a versão Roku Express 4K.
Ela ainda não está disponível no Brasil, podendo ser comercializada apenas internacionalmente, mas acreditamos que em breve já estará disponível.
- 2 opções de entrada
- Diversos streamings
- Expansão de memória de até 32 GB
- 4 portas USB
- Sistema lento
O Aquario STV-2000 é nossa principal aposta para televisões sem HDMI.
Isso porque ele apresenta duas possibilidades: conexão via cabo HDMI ou AV/RCA.
Por meio do STV você pode ter acesso a Netflix, YouTube, Prime Video, Spotify, Deezer, Disney+, Globoplay e Chrome.
E sem se preocupar com memória, já que além dos 8 GB, é possível expandir para até 32 GB por meio da utilização de um cartão SD.
Outro destaque bem interessante do modelo é que ele tem 4 portas USB que podem ser usadas para conectar dispositivos como pen drives, controles smarts e até mesmo teclado e mouse.
Seu design segue o padrão das demais TV Box, com a caixinha de conexão e controle remoto.
E se caso você prefira deixar o controle remoto de canto, também pode usar seu smartphone como controle smart.
A Aquario STV-2000 é a escolha para quem não tem TV com cabo HDMI, mas também não abre mão dos melhores programas que uma TV Smart pode proporcionar.
Mas para não dizer perfeito, seu uso é apenas para streaming, não sendo aberto a outras possibilidades.
Não chega a ser exatamente um ponto negativo, mas que vale a pena ser destacado para que você não acabe se decepcionando.
Além disso, o sistema é um pouco lento na navegação entre apps.
Como escolher a melhor TV box?
Sistema operacional
O principal ponto de partida na hora de escolher a sua tv box é estar atento ao sistema operacional do modelo.
Isso porque diferentes sistemas operacionais são compatíveis com diferentes aplicativos de streaming.
Então, dependendo do modelo que você escolher, pode ser que ele não tenha alguns streamings, por isso é interessante sempre verificar antes se ele aceita o aplicativo que você quer usar.
Dito isso, você pode encontrar no mercado os seguintes sistemas: iOS, Android, FireOS e outros sistemas mais genéricos.
iOS e Android são os dois principais e mais conhecidos sistemas, sendo o Android geralmente o mais presente nesse tipo de produto.
Mas também existem outros sistemas, como o FireOS, que é exclusivo em dispositivos da Amazon, e o Chromecast, que não tem um sistema operacional controlado pelo usuário.
Quanto mais atual for o sistema operacional, mais fácil é dele ser compatível com os atuais aplicativos e as chances de ter os que você procura.
Contudo, se você chegou até aqui e definitivamente não quer ter de se preocupar em aspectos como compatibilidade, também pode conferir nosso artigo de melhores Smart TVs.
Compatibilidade com o televisor
Que todo mundo gosta de assistir seus filmes, séries ou novelas com qualidade não é novidade para ninguém, mas usando a tv box é preciso levar alguns aspectos em consideração.
As televisões possuem determinada resolução, e com esse tipo de equipamento não seria diferente, existindo desde opções Full HD até 4K.
Então é preciso escolher um produto com resolução adequada para a sua TV, de forma que ele seja capaz de suportar a tecnologia proposta.
Além disso é preciso verificar se o tipo de conexão usado pelo tv box é compatível com sua tv ou não.
Armazenamento interno
O armazenamento interno é responsável por armazenar os aplicativos que você irá baixar e outros dados.
Isso significa que, dependendo da quantidade de streamings que você queira instalar, pode ser que ele não seja suficiente e então você tenha que deletar alguns dos seus favoritos.
E esse acontecimento pode ser ainda mais provável se, além de streamings, você também quiser usar o aparelho para jogos.
Atualmente o mercado conta com diversas possibilidades de armazenamento, variando de 2 GB até em torno de 32 GB ou mais.
Mas se você não quiser investir muito dinheiro em uma TV de tanta memória, também é válido buscar por modelos que permitam alternativas de expansão, como a inserção de um cartão de memória.
Processador e memória RAM
O processador é aquele que faz com que os filmes, séries e aplicativos rodem sem gargalos, enquanto a memória RAM também busca deixar tudo mais fluido, abrindo e fechando aplicativos rapidamente.
Um processador Quad-core em torno de 2.0 GHz costuma ser a opção mais recomendada para um uso sem problemas.
Enquanto, de memória RAM, opções a partir de 2 ou 4 GB são mais vantajosas.
Quanto maiores forem esses valores, em tese, melhor.
Opções de entrada e conectividade sem fio
Se pensarmos no uso básico das tv box, pode ser que as opções de entrada e conectividade passem batidas.
Mas se você pretende aproveitar ao máximo o seu dispositivo, além da entrada HDMI ou saídas AV, a possibilidade de 2 ou mais entradas pode fazer toda a diferença.
Por exemplo, caso o objetivo seja usar ele para jogar videogame com algum amigo, a ideia é que ambos consigam jogar juntos, o que não é possível sem duas entradas, uma para cada controle.
Inclusive, uma grande vantagem para quem vive com outras pessoas pode ser a possibilidade de entrada para microfones e fones de ouvido, assim ninguém precisará ouvir o som com você.
Boa parte dos aparelhos apresenta conexão bluetooth, ou seja, você consegue conectar praticamente qualquer dispositivo com a tecnologia, desde tablets até fones de ouvido.
Contudo, nem todo modelo apresenta essa funcionalidade, então é importante dar uma atenção extra a isso.
E por último, mas não menos importante, se você preza por agilidade, também pode ser interessante conectar a tv Box via cabo Ethernet (ou LAN), já que ela costuma ser mais rápida que a internet via wi-fi.
Selo Anatel
Adquirir uma tv box pirata pode ser econômico em alguns aspectos, mas de nada adianta séries e filmes ao seu dispor em troca da sua segurança.
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, em conjunto com associações da TV paga, Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Polícia Federal realizaram estudos que identificaram a existência de malwares e backdoors em diversos modelos de tv Box pirata, inclusive algumas das opções mais populares no país.
Os malwares e backdoors são responsáveis por permitirem o acesso a todos os dados pessoais que passam pelo roteador, além de a TV também ser capaz de realizar uma série de ataques DDoS, que são capazes de tirar sites ou serviços do ar.
Então optar pelo mais barato, além de expor seus dados sem o seu consentimento, ainda torna possível um conjunto de ações ilegais que deixam diversos serviços indisponíveis.
Por isso, nossa sugestão é que você não invista em modelos piratas, e sempre busque o selo da Anatel em qualquer aparelho que pretender adquirir.
Mas vale lembrar que existem algumas exceções, como Xiaomi, que não é uma marca brasileira, então não apresenta o selo.
Nesse caso, sugerimos que você compre seu produto na loja oficial da marca, ou então em algum site de confiança.
Talvez isso custe um pouco a mais no seu bolso, mas com certeza é a melhor alternativa para a sua segurança.
Recursos extras
Como todo produto, as tv box estão sempre se atualizando e ajustando a diferentes tecnologias, de forma que eles se renovem e trabalhem em conjunto com as novidades do mercado.
Separamos dois principais recursos extras que podem tornar sua vida muito mais fácil e deixar o aparelho ainda mais atrativo.
Controle por voz: através dessa tecnologia, você consegue ‘comandar’ o aparelho, buscando séries, filmes, músicas e até jogos somente com a voz por meio de assistentes virtuais, como Alexa.
Multicontroles: outras facilidades desse tipo de receptor é que ele acompanha controle remoto, que pode permitir comandar a televisão e até alguns outros aplicativos, como soundbar, se forem compatíveis.
Alguns outros modelos até mesmo são os dois ao mesmo tempo, tv box e soundbar.