Estudo: viagem é o presente dos sonhos de Natal dos brasileiros em 2023
O Natal, para além de ser uma data bastante celebrada ao redor do mundo, também é um dos principais períodos comerciais, sendo muito importante para e economia. Sem deixar os simbolismos de lado, o Natal é muito esperado pelo comércio, pois as tradicionais trocas de presentes movimentam lojas físicas, e-commerces e mesmo empreendedores locais que produzem produtos artesanais especialmente para a época festiva.
Entre rituais como amigos secretos e os presentes direcionados para amigos, amores e familiares, com frequência, pouco se pensa nos presentes que cada um gostaria de receber, caso fosse possível escolher. Neste sentido, o Guia dos Melhores realizou uma pesquisa que revelou que o presente dos sonhos de Natal dos brasileiros em 2023 é ganhar uma viagem.
O estudo, produzido pela plataforma de avaliação de produtos online, entrevistou brasileiros de todas as idades e regiões do país, buscando entender as intenções de compra da população para o Natal. Também investigou quais foram os produtos que mais trouxeram satisfação para os consumidores em 2023, além dos planos de investimentos para 2024.
Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, analisa a lista de presentes mais desejados. “Possuir uma casa ou um carro sempre foram sonhos conhecidos dos brasileiros, pois são itens que, de certa forma, garantem o conforto e uma condição de vida melhor. É interessante perceber que, de forma geral, o que os brasileiros gostariam de ganhar de presente neste ano é uma viagem. Essa escolha pode indicar que o ato de presentear alguém pode ser uma boa oportunidade de dar para aquela pessoa algo que, talvez, ela não fosse comprar para si mesma, uma vez que não é um item essencial. Fica a dica de que experiências são boas opções de presente neste Natal”.
Contudo, o que a pesquisa revela é que os a maior parte dos investimentos da data ficam realmente restritos aos presentes, pois 47% dos entrevistados afirmaram que compram apenas os presentes necessários. Dentre os demais, 27% aproveitam os descontos para comprar produtos que estiverem com preços atrativos; 8% aguardam o período para realizar compras que planejaram ao longo do ano para aproveitar os preços mais baixos, e 6% não costumam comprar no período do Natal, pois geralmente fazem as compras na Black Friday.
“Pela pesquisa, fica claro que a movimentação comercial do período do Natal está realmente relacionada com a compra de presentes. O fato de a Black Friday também acontecer apenas um pouco antes da data certamente interfere no resultado das compras pessoais no período natalino. O tipo de produto comprado também acaba sendo diferente, conforme a possibilidade de investimento. Na Black Friday se percebe uma maior movimentação em relação a eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo”, comenta Scherer.
Mas, entre os eletrônicos, o queridinho foi o celular, que se mostrou como a compra favorita de 15% dos entrevistados. Roupas também foram citadas como as aquisições preferidas por 8% dos respondentes; viagens, por 6%; carro, televisão e notebook foram indicados por 4%, e calçados e livros por 3% dos entrevistados.
“Entre os diversos produtos eletrônicos desejados, que passam por notebooks, televisões e videogames, o celular ainda é o mais almejado pelos brasileiros. Seja pela vontade de adquirir um modelo mais atual ou de alguma marca específica, a rápida atualização dos modelos e sistemas deixa a sensação de que sempre podemos ter um aparelho melhor. Quando se troca de celular e se chega mais perto de modelo considerado como mais moderno e alinhado com os lançamentos do mercado, também se ganha em status social, o que garante um sentimento de inclusão e satisfação”, analisa Scherer.
“Tudo indica que o brasileiro vai se esforçar para viajar em 2024. A tendência é muito interessante, pois movimenta diversos setores que fazem a economia girar. O fato de as viagens serem investimentos não essenciais, também demonstra um movimento positivo do consumidor, além de uma tendência à priorização de experiências, e não necessariamente de bens físicos. Ao longo dos próximos meses, poderemos analisar com mais precisão o que pode vir a ser um novo comportamento de compra da população, com um hábito relevante para o mercado”, conclui Scherer.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: entre os dias 04 e 11 de dezembro de 2023.