Como instalar purificador de água: passo a passo completo!
Um purificador de água é um dos principais aliados na hora de garantir uma água limpa e de qualidade, além de ser uma das formas mais práticas para o consumo no dia a dia.
Mas para quem não tem tanta familiaridade com esse tipo de equipamento, pode não ser tão fácil saber a forma certa de realizar a sua instalação.
Embora, com as orientações certas, o processo pode ser bem mais simples.
Pensando nisso, preparamos um guia especial com detalhes que achamos essenciais e que você precisa saber na hora de instalar o seu purificador.
Detalhamos cada etapa de forma simples e clara, mesmo se você não possui tanta experiência nesse tipo de instalação.
Escolhendo o local ideal para o purificador
O primeiro passo para sua instalação é decidir onde o seu purificador irá ficar.
Na hora de escolher, pense de forma estratégica. Procure um local que seja de fácil acesso para todos da casa conseguirem usá-lo, mas que também seja fácil de fazer a manutenção.
Proximidade com saídas de água
Para que o purificador possa exercer seu papel, é necessário que ele esteja próximo a uma fonte de água, como a torneiras.
Isso vai facilitar, e muito, a própria instalação. Além de tornar o fluxo de água mais fluído.
Se o purificador estiver muito longe do ponto de abastecimento, pode ser necessário utilizar mangueiras ou outros adaptadores, tornando todo o processo ainda mais trabalhoso, e aumentando as chances de problemas futuros.
Altura e suporte
Antes da instalação em si, não se esqueça de medir e calcular bem a altura em que o purificador deve ficar.
Embora os fabricantes desses equipamentos indiquem que eles sejam fixados a uma altura de aproximadamente 1,20 metros do chão, não existe uma regra.
Os melhores purificadores de água costumam informar no manual, as distâncias corretas de instalação.
Uma boa dica para acertar na altura é usar como parâmetro o uso diário e uma posição confortável para manutenção.
Dessa forma, você não terá problemas na hora de usar, nem na hora de trocar os filtros.
Outra dica é sempre verificar se o suporte escolhido é capaz de sustentar o peso do purificador e se tem uma boa aderência à parede, evitando quedas.
Ferramentas e materiais necessários
Os materiais necessários para a instalação do purificador podem variar bastante dependendo do modelo do produto ou do tipo de instalação, então o que citaremos a seguir não é exatamente uma regra.
Por isso, recomendamos que antes de iniciar o processo você verifique no manual do seu purificador tudo que você irá precisar.
Geralmente a lista de materiais necessários incluem:
- Furadeira e brocas adequadas ao tipo de parede (se for necessário fixar o purificador na parede);
- Chave de fenda ou chave philips, dependendo do tipo de parafuso;
- Fita veda rosca para evitar vazamentos nas conexões;
- Nível de bolha para garantir que o purificador fique alinhado;
- Mangueira ou tubo de conexão (geralmente fornecidos com o purificador);
- Adaptadores ou conexões extras, caso o ponto de água precise de ajustes;
- Balde ou recipiente para eventuais vazamentos durante o teste de funcionamento;
- Ao ter esses itens à disposição, a instalação será muito mais ágil e eficiente.
Passo a passo de como instalar purificador de água
Com os passos anteriores completados, você enfim está pronto para começar a instalação do seu purificador.
Separamos o processo em algumas etapas simples e práticas, que você confere a seguir.
- Desligue o fornecimento de água
Antes de começar qualquer trabalho, é fundamental fechar o registro de água para evitar vazamentos. Isso também evitará desperdício de água durante a instalação.
- Preparação do local de instalação
Com a furadeira, faça os furos no local previamente escolhido na parede, utilizando o nível de bolha para garantir que o purificador será instalado corretamente, sem inclinações. Se o purificador for de bancada, este passo pode ser pulado. Fixe os suportes utilizando as buchas e parafusos adequados para o tipo de parede. Garanta que o suporte está firme e bem alinhado.
- Conexão da mangueira ou tubo de água
A maioria dos purificadores possui uma entrada para a água que vem diretamente da torneira ou do encanamento. Conecte a mangueira ou o tubo nessa entrada, assegurando-se de que a conexão esteja bem apertada. Utilize a fita veda rosca nas roscas para prevenir qualquer tipo de vazamento. Se o purificador possuir uma saída para água residual, conecte-a também ao sistema de esgoto ou deixe-a em um ponto seguro para o escoamento.
- Verificação de possíveis vazamentos
Com o purificador devidamente fixado e conectado ao sistema de água, abra o registro e deixe a água fluir pelo purificador. Observe cuidadosamente se há algum tipo de vazamento nas conexões ou mangueiras. Caso identifique vazamentos, desligue a água novamente, reajuste as conexões e aplique mais fita veda rosca, se necessário.
- Instalação de filtros e componentes internos
Dependendo do modelo de purificador, ele pode vir com filtros que precisam ser instalados manualmente. Normalmente, o filtro principal é inserido dentro do aparelho e deve ser substituído periodicamente. Verifique no manual de instruções a frequência recomendada de troca do filtro para garantir a eficiência do purificador.
Teste de funcionamento
Com a instalação finalizada e possíveis vazamentos eliminados, chegou a hora da verdade e de descobrir se seu purificador está realmente pronto para uso.
Ligue o purificador e deixe que a água escorra por alguns minutos, limpando o filtro e qualquer outra impureza que possa ter ficado nos componentes.
Aproveite esse momento para verificar se o fluxo de água está regular e sem interrupções.
Se esse fluxo estiver fraco, dê uma olhada se todas as conexões estão feitas corretamente, e se o filtro está bem encaixado.
Caso o problema persista, consulte o manual ou cogite a ajuda de um técnico especializado.
Manutenção e cuidados com o purificador
Não adianta uma boa instalação, se ao longo do uso do purificador não houver outros cuidados.
Busque sempre realizar a manutenção do aparelho regularmente.
Além de ser importante para a durabilidade e bom funcionamento do purificador, também diminui as chances de problemas com a qualidade da água.
Troca de filtros
O tempo de troca do filtro é uma informação que geralmente está presente no manual dos purificadores, mas que geralmente não foge muito do período de 6 a 12 meses.
Ter a certeza de que o seu aparelho está com um filtro limpo também te dará a certeza de uma água bem filtrada, e de um dispositivo pronto para durar alguns bons anos.
Alguns modelos de purificador incluem um indicador luminoso, que avisa quando está na hora de realizar a troca, uma facilidade e tanto.
Limpeza externa
Não é somente com a limpeza interna que você deve se preocupar.
Manter a limpeza da parte externa do purificador também faz parte da sua manutenção, além de tornar seu uso mais higiênico e não ser nada difícil.
Com o auxílio de um pano úmido e de um pouco de sabão neutro, seu purificador ficará como novo em poucos minutos, livre de sujeiras e bactérias.
Com esse guia, esperamos que tenha ficado clara a melhor forma de se instalar um purificador de forma segura e sem problemas.
A partir de agora, é só aproveitar o melhor que um bom equipamento pode oferecer.
E se você quiser descobrir qual o melhor aparelho para levar água limpa para a sua casa, confira nossa lista de melhores purificadores de água com reviews completos dos melhores modelos do mercado!